Comemorações


17 de abril é o Dia Mundial da Hemofilia.

O que é a Hemofilia?

 

·         O termo genérico “hemofilia” descreve um grupo de distúrbios da coagulação hereditários, nos quais existe uma anomalia permanente no mecanismo da coagulação do sangue.

·        De transmissão genética, ligada ao cromossoma X, aparece quase exclusivamente nos indivíduos do sexo masculino e caracteriza-se pela ausência ou acentuada carência de um dos fatores da coagulação. Por este motivo, a coagulação é mais demorada ou inexistente, provocando hemorragias frequentes, especialmente a nível articular e muscular.


Dia Mundial da Obesidade


Por ocasião do Dia Mundial da Obesidade (4 de março), o UNICEF lembra que cerca de 37 milhões de crianças menores de 5 anos foram afetadas pelo excesso de peso em todo o mundo em 2022, ou 5,6% do total.

As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

Pessoas com obesidade são constantemente envergonhadas e culpadas porque muitos – incluindo médicos, formuladores de políticas e outros – não entendem completamente a obesidade, que, como todas as doenças crônicas, tem causas profundas e complexas provenientes de fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

O Dia Mundial da Obesidade incentiva soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade. Há muito a fazer, incluindo restringir a comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças; tributar bebidas açucaradas e proporcionar melhor acesso a alimentos saudáveis; abrir espaço para caminhadas, ciclismo e recreação seguros nas cidades; ensinar às crianças hábitos saudáveis ​​desde a infância.                            

Explora os vídeos clicando nos seguintes links:

https://youtu.be/iKCIF2Ay5ks?si=vURRlt6zWqYzAvri

https://youtu.be/0sRfHLDMRTA?si=NzSdxfjh4VpoFuE8


Dia Mundial do Doente

Celebra-se, no dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente. Esta data instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II, visa sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todos os doentes.

 

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR









No dia 17 de novembro teve lugar a Comemoração do Dia Mundial do Não Fumador no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, neste dia desenvolveram-se várias atividades no sentido de alertar a comunidade escolar para os malefícios do tabagismo, nomeadamente a exploração de um PowerPoint e/ou vídeos, a exposição de cartazes e a distribuição de desdobráveis alusivos à temática.
A equipa do PES agradece a colaboração dos encarregados de educação, dos docentes de ciências naturais, do pessoal não docente e em especial a dos alunos, que participaram ativamente na construção de trabalhos, os quais proporcionaram uma
exposição de elevada qualidade.

Apresentam-se abaixo alguns dos trabalhos produzidos: 

  




  

No dia 17 de outubro teve lugar a Comemoração do Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique.

Desenvolveram-se várias atividades promotoras de uma alimentação saudável.
A equipa do PES agradece a todos os que participaram nesse dia, docentes e não docentes, mas também e em especial aos alunos que ativamente realizaram trabalhos,
contribuindo para uma exposição de grande qualidade.

Neste âmbito, também se realizou o concurso “Saudável Sobre(a)mesa”, dirigido a todos os alunos do 9ºano, das Escolas Básicas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro, que pretendeu essencialmente, consciencializar para a importância de uma alimentação saudável.

Vários alunos do nosso Agrupamento foram premiados no âmbito desta iniciativa.

Aqui partilhamos os resultados obtidos.

Prémios:  Joana Pinho – 9.º E, nº12

                Gabriela Monteiro – 9.º F, nº5

                Telmo Rodrigues – 9ºH, nº15

                Inês Neves – 9ºG, nº4

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES E, EM ESPECIAL, AOS ALUNOS VENCEDORES! 

Seguidamente apresentam-se algumas imagens ilustrativas das atividades desenvolvidas.

         

                                                              


Dia Mundial do Cancro

                                            
        

O que é?

O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objetivo sensibilizar a população mundial e mobiliza-la na luta contra o cancro.

Porquê?

·       Porque a incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9.6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro, o que é mais do que as mortes causadas em conjunto pelo HIV/SIDA, malária e tuberculose.

·       Porque acreditamos que muitas destas mortes seriam evitáveis com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção precoce, prevenção e tratamento.

·       Porque acreditamos que deve haver igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamento e cuidados em oncologia.

·       Porque acreditamos que todos têm um papel a desempenhar nesta luta, em todos os setores de forma transversal.

·       Porque acreditamos que, juntos, aumentando a literacia em saúde e a compreensão sobre o cancro, reduzimos o medo causado por mitos e crenças erradas e podemos criar mudança!

Quem promove o Dia Mundial do Cancro?

O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), a maior e mais antiga organização internacional que se dedica a combater o cancro. Sendo uma rede de cooperação internacional, a UICC é composta por diferentes membros e organizações, tendo representatividade e possibilidade de contribuir em discussões e encontros ao mais alto nível direcionados para políticas de saúde na área da oncologia. 
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando ativamente no desenvolvimento e implementação de políticas de saúde através de projetos nacionais e internacionais.

Campanha/Tema

Eu Sou… e Eu Vou ...
Cada um de nós pode ser o herói desta história.


Uma campanha de 3 anos para impactar

O Dia Mundial do Cancro é uma campanha pensada para inspirar mudança e mobilizar ação, mesmo depois do dia 4 de fevereiro. Por essa razão é uma campanha de 3 anos que possibilita a criação de impacto a longo prazo, aumentando a exposição do público à mensagem e o seu envolvimento, quer na disseminação da mensagem, quer na mudança de comportamento.

O tema: 2019 - 2021
2019 marcou o lançamento de três anos de campanha sob o mote “Eu Sou e eu Vou”.

Trata-se de um chamada à ação, dando o poder ao indivíduo e desafiando-o a um compromisso pessoal de forma a ter impacto no futuro.  Pequenas ações individuais podem ter o poder de reduzir o impacto do Cancro no próprio indivíduo (dieta saudável), nas pessoas que ama (deixar de fumar) e no mundo (vacinação). Por isso, é tempo de fazer um compromisso pessoal.

Vê o vídeo clicando no seguinte link: 

https://www.ligacontracancro.pt/www/uploads/wcd19-21/download/video1-47.mov

e inspira-te!

 


Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

 No dia 4 de dezembro comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla. A celebração pretende chamar a atenção para a doença, nomeadamente no que diz respeito aos seus sintomas, à sua gravidade e ao seu tratamento e ainda, alertar a sociedade para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e as suas vivências.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, autoimune, inflamatória, desmielinizante e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central, caracterizada pela destruição maioritariamente episódica e progressiva da mielina, a bainha que envolve os axónios dos neurónios. A degradação da mielina, por erro do sistema imunitário, limita o normal funcionamento dos neurónios, e os sintomas descritos pelos doentes dependem do local onde a destruição nervosa está a ocorrer em determinado momento, ou ocorreu no passado. 

 A doença pode aparecer em qualquer idade, mas surge mais frequentemente entre os 20 e os 40 anos e mais nas mulheres do que nos homens.

Segundo a Organização Mundial da Saúde existirão cerca de 2.500.000 casos da doença em todo o mundo. Em Portugal estima-se que existam 8.000 doentes.


 Podes encontrar, aqui, algumas histórias de pessoas afetadas pela doença e algumas dicas de especialistas para gestão da Esclerose Múltipla em contexto Covid-19.

  Fontes: https://spem.pt/esclerose-multipla/

                http://www.anem.org.pt/

                https://www.ohsu.edu/brain-institute/understanding-multiple-sclerosis



 Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

No dia 20 de dezembro de 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução n.º 48/104, adotou a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, onde se afirma que a violência contra as mulheres constitui uma violação dos seus direitos e liberdades fundamentais, bem como uma manifestação das relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres.

Através da resolução n.º 54/134, de 17 de dezembro de 1999, o mesmo órgão viria a instituir o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data é assinalada desde 1981, em homenagem às irmãs Mirabal, também conhecidas como Las Mariposas, ativistas políticas brutalmente assassinadas pelo regime de Rafael Leónidas Trujillo de Molina, em 1969, na República Dominicana.

Comemorar este dia serve para homenagear todas as mulheres vítimas de violência de género, lembrar a importância da luta pelos Direitos das Mulheres, e ainda, alertar para as diversas formas de violência exercida contra as mulheres, as suas consequências psicológicas, sociais e económicas, não só para as vítimas, como para as suas famílias e a comunidade.

 


 

https://www.unwomen.org/en/what-we-do/ending-violence-against-women/take-action/16-days-of-activism

https://www.unwomen.org/en/news/in-focus/end-violence-against-women

 

#eusobrevivi

 

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, é lançada uma nova campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres #eusobrevivi, que visa “mobilizar as testemunhas, garantindo acesso à informação”.

Fonte: Público, 25.11.2020

 






 





Sem comentários:

Enviar um comentário